Senai inaugura Laboratório de Moda e Hub de tecnologia e inovação em Goiânia-GO

A inovação é considerada um elemento fundamental para o aumento da eficiência produtiva e para criação de novos produtos e processos mais sustentáveis em diversos setores do mercado. Foi pensando nisso que o Senai Goiás ampliou sua atuação na oferta de soluções tecnológicas para a indústria local com a abertura do novo Hub de Inovação e Tecnologia, espaço inaugurado no último dia 20 de março e que integra o complexo do Instituto Senai de Tecnologia em Automação, de Goiânia.

O Hub conta com dois laboratórios disponíveis para pesquisa e experimentação: Lab Automação e o Lab Fashion, com foco na indústria de moda e têxtil, segmento de mercado forte no estado de Goiás. O Espaço está localizado próximo à rua 44, região conhecida nacionalmente pelas inúmeras lojas de roupas e marcas atacadistas, onde pequenas, médias e grandes empresas comercializam moda para todo o Brasil.

O Lab Fashion é amplo, bonito e ocupado por maquinários modernos. Pode-se conferir uma impressora 3D em atividade, confeccionando em tempo real um sapato de salto em miniatura, além das outras máquinas disponíveis para modelagem e apresentação de produtos. Também pudemos conhecer de perto uma loja virtual desenvolvida em Metaverso pela marca Salo. Com controles nas mãos e um óculos de realidade aumentada era possível passear pela loja virtual da marca, escolher e experimentar com um avatar itens de moda como chapéus, bolsas e outros itens.

O Hub conta também com uma sala de reunião criativa chamada de espaço Lean, palavra proveniente do termo “Lean Manufacturing”: um método japonês de produção e ferramenta organizacional que auxilia na adequação do processo de produção com foco no aumento da produtividade e na redução do desperdício, que na indústria da moda ainda é muito alto. De acordo com o relatório Fios da moda de 2021, estima-se que as perdas nas várias fases da etapa de fabricação de camisetas estão na ordem de 50% para o algodão, 31% para a poliamida e 29% para o poliéster. A etapa com maior perda é a confecção (corte e costura) – responsável por 25%”, diz o relatório.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel explicou na abertura do evento que o objetivo do Hub é apoiar, promover o desenvolvimento tecnológico das indústrias, além de incentivar a criação de projetos de pesquisa no Estado, com foco na produtividade, competividade e na sustentabilidade industrial. Para Isso, foi anunciado também a criação de dois editais de apoio e patrocínio junto ao SEBRAE, com investimentos de até 70 mil reais para marcas e empresas que desejam apresentar novos projetos em tecnologia e inovação.


Com a instalação dos novos ambientes, a instituição reforça sua atuação em rede, no âmbito regional e nacional, aumentando a oferta de serviços de inovação e tecnologia, além de assessorar as indústrias com assuntos relacionados à propriedade intelectual, disseminar conhecimento por meio de eventos e capacitação, e ampliar a captação de recursos em diferentes fontes de financiamento e iniciativas.

O investimento no Hub foi de quase R$ 2 milhões, dos quais 70% dos recursos foram subsidiados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com contrapartida do Senai Goiás. Além do investimento com o Hub, foram destinados recursos superiores a R$ 3 milhões em equipamentos de alta tecnologia que estão disponíveis no Senai LAB Fashion e LAB Automação para contribuir com aplicações industriais.


LAB FASHION – Hub de Inovação e Tecnologia do Senai GO
Rua Armogaste J. Silveira, nº 612, Setor Centro-Oeste – Goiânia
Site: https://hub.senaigoias.com.br/
Telefone para contato: (62) 3226-4509